QUEM SOMOS?

O Movimento Apostólico de Schoenstatt, como o nome indica, é um "movimento", isto é, uma corrente espiritual orgânica, e não uma ordem religiosa, uma congregação ou uma simples associação.

O Movimento de Schoenstatt engloba as categorias e os estados mais diversos dos cristãos no seio da Igreja Católica.

Engloba sacerdotes e pessoas consagradas (vivendo ou não em comunidade), famílias, mães, rapazes e raparigas, profissionais, doentes, peregrinos, etc. A criatividade de que o Movimento de Schoenstatt tem dado prova no passado, permite-lhe integrar todas as pessoas, chamadas a participar no seu apostolado, dentro do espírito da Obra.
Estrutura do Movimento de Schoenstatt, onde estão assinalados ramos existentes em Portugal.

Os Membros do Movimento estão enquadrados em Institutos Seculares, Uniões e Ligas, consoante o grau de compromisso de cada um. 

Os Membros dos Institutos Seculares fazem parte de comunidades de vida consagrada, regidas por determinados estatutos. Os seis Institutos Seculares de Schoenstatt integram respectivamente: os Padres de Schoenstatt, os sacerdotes Diocesanos, os Irmãos de Maria, as Irmãs de Maria, o Instituto Nossa Senhora de Schoenstatt, que é também um instituto feminino, e o Instituto das Famílias. Só os Padres de Schoenstatt, e as Irmãs de Maria vivem em comunidade.

Os membros das Uniões são leigos, casados ou solteiros, que vivem no meio do mundo (sem ser em comunidade) dando testemunho dos valores e dos conselhos do Evangelho na sua vida familiar e profissional, assim como nos seus compromissos sociais. Há "Uniões" de famílias, de mãe, de homens, de mulheres solteiras, de rapazes, de raparigas, de doentes e de sacerdotes diocesanos. 

Os Institutos Seculares e as Uniões formam o motor do Movimento de Schoenstatt.

Os membros das Ligas esforçam-se por viver, no mundo, a espiritualidade de Schoenstatt através de um laço, contudo menos estreito que o das Uniões e Institutos.

Além de todos estes membros unidos ao Movimento Apostólico de Schoenstatt por laços formais, há ainda os peregrinos que, sem fazer parte de estruturas organizadas da Obra, se dirigem em grande número aos Santuários.


Símbolo Internacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt.


Fonte: Livro "Dez Questões Sobre Schoenstatt"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...