sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Editorial Fevereiro 2014 - ALEGRIA MISSIONÁRIA


A alegria do Evangelho, que enche a vida da comunidade dos discípulos, é uma alegria missionária1.
Estas palavras do Papa Francisco que expressam o núcleo da mensagem da sua exortação apostólica "A alegria do Evangelho", são para o Movimento de Schoenstatt, mais um impulso a viver o verdadeiro espírito do jubileu.
A exortação apostólica publicada em Novembro, é um autêntico guião providencial que vem ao encontro da celebração do jubileu dos cem anos de Schoenstatt, desafiando-nos a percorrer com toda a Igreja os caminhos de renovação interior, ao serviço do anúncio do evangelho no mundo actual.
 
A alegria do evangelho deve ser uma marca do jubileu. Na sua raiz está o encontro com o amor de Deus, manifestado no Seu Filho Jesus e, por isso, é a alegria da fé e do seguimento de Jesus. Esta vivência sempre renovada, no santuário e pela Aliança de Amor com Maria, torna-nos comunidade de discípulos.
 
A alegria do evangelho é missionária. Assim o vemos na vida de Maria cuja saudação faz saltar de alegria o menino que Isabel leva no seio. Assim o vemos na vida de tantos que, ao longo destes cem anos, fizeram da Aliança de Amor um anúncio cheio de alegria e de vida, a exemplo do próprio P. Kentenich.
 
O desafio lançado a toda a Igreja é também o desafio mais inquietante do jubileu: a transformação missionária. A Alegria da Aliança é missionária porque é para ser partilhada, é expansiva e contagiante; sobretudo, é criativa no amor, encontrando caminhos sempre novos para levar o evangelho à vida e ao coração do mundo actual; a alegria da aliança é para ser vivida em comunhão com toda a Igreja, é para estar ao serviço de todos.
 
A exortação apostólica A Alegria do Evangelho, traz consigo um dinamismo renovador da Igreja, encarnado pelo próprio do Papa Francisco, e é um convite a um renovado impulso missionário que deixa inquieto cada cristão e cada comunidade.
Na nossa peregrinação 2014, convido cada um e cada pequena comunidade a viver a alegria do evangelho e encarnar o lema do jubileu: Tua aliança, nossa missão!
 
Qual é o meu (nosso) passo missionário hoje?
 
Padre José Melo
Diretor Nacional do Movimento
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...