segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O Ano Jubilar começou a partir do Santuário Original


Fr. Andrew Pastore.O Ano Jubilar começou” – estas palavras ditas pelo P. Heinrich Walter em diferentes idiomas provocaram um clamor de alegria nos 2000 peregrinos, vindos de todo o mundo, que rodeavam o Santuário Original na noite de 18 de outubro.

Durante todo o dia respirava-se um ambiente incrível em redor do Santuário Original. As renovações, completadas no último minuto, fizeram com que as pessoas parassem e olhassem uma e outra vez.

Cardeal Stanislaus Rylko

O “primeiro” peregrino do ano jubilar

Às 20h estava instalado um profundo silêncio, o P. Michael Marmann, Reitor do Santuário Original foi encontrar-se com o “primeiro” peregrino do ano jubilar, o Cardeal Stanislaus Rylko. Uma saudação – depois a música fez-se ouvir.


Foi maravilhoso ver as 72 bandeiras dos diferentes países seguindo oo primeiro peregrino até o Santuário Original. Palavras de boas-vindas do P. Heinrich Walter, palavras de alegria do Cardeal foram partilhadas nesse momento com a família internacional e a cerimónia de abertura teve início.
 
 
Tenho que contar um pouco da minha experiência pessoal – espero que muitos também partilhem a sua. A cerimónia de abertura a que pudemos assistir e partilhar com muitos de várias partes do mundo (e sei que nem todos tiveram esse privilégio – algo que estamos a resolver) foi porque transmitimos a cerimónia em direto em 142 países e via internet através da colaboração com a EWTN, domradio.de e em especial da schoenstatt-tv. Não imaginam quantas vezes durante o dia fui a correr ao Santuário Original repetir constantemente, “Confio em teu poder…” e, se tivessem estado no ensaio do dia anterior – teriam percebido como todos sentíamos a mão de Nossa Senhora em tudo – até no tempo.
Na busca de Cristo a Igreja bate sempre à porta de Maria e pede: “Mostra-nos Jesus”

Mas voltando à mensagem da festa, menciono dois momentos:
O primeiro momento - As primeiras palavras ditas pelo Papa Francisco em Aparecida “Na busca de Cristo a Igreja bate sempre à porta de Maria e pede: “Mostra-nos Jesus”. O cardeal bateu três vezes e a Porta abriu-se.
 
O segundo momento – “O jubileu da Aliança de Amor com Maria é por isso para nós uma decisão por Cristo. É uma decisão fundamental, a mais importante da vida de uma pessoa – uma decisão que diz respeito a toda a nossa existência e destino. O Beato João Paulo II disse: “Quem quiser conhecer-se verdadeiramente (…) deve com a sua inquietação, insegurança e até mesmo com o seu pecado e fraqueza, com a sua vida e a sua morte, aproximar-se de Cristo. Deve aproximar-se com todo o seu ser, deve “apropriar-se” e assimilar a realidade da Encarnação e Redenção de modo a poder encontrar-se a si próprio.”
 
Viemos bater à porta de Maria, entrámos como somos, agradecemos com 100 rosas por todos os acontecimentos dos últimos 100 anos, ouvimos o chamamento para enfrentar os desafios da fé no mundo de hoje e celebrámos.

 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...